quinta-feira, 7 de junho de 2012

Meditação - A Igreja é entediante para você?


“A igreja é um tédio”.

   Esta é uma das maiores razões pela qual as pessoas se mantêm longe da igreja nos dias de hoje. O que levanta algumas perguntas. Como é possível que um encontro com um majestoso, incrível, Deus vivo possa ser considerado entediante por alguém? Deus não é enfadonho. Se a adoração não é enfadonha para nós, não é porque Deus é tedioso. Sermões podem ser entediantes e liturgias podem ser entediantes, mas Deus simplesmente não pode ser entediante. O problema, penso eu, está com a concepção, o estilo e o conteúdo da nossa adoração.
  O Novo Testamento nos dá uma pequena informação acerca de uma adoração cristã mais acurada. São estabelecidos alguns guias, mas não oferece muitos detalhes. Em contraste, o Antigo Testamento nos provê um panorama da adoração daqueles dias. Isso oferece alguns perigos, bem como algumas pistas vitais sobre a adoração. Não podemos simplesmente reintegrar os elementos da adoração do Antigo Testamento, pois muitos deles já foram cumpridos de uma vez por todas quando Cristo terminou o trabalho entregando sua vida em um perfeito sacrifício.
  O Antigo Testamento provê uma chave para entender os elementos que envolvem a adoração. Nós vemos, por exemplo, que a mente deve estar aplicada à adoração. A centralidade da pregação ressalta o papel crucial da Palavra. Adoração completa, no entanto, é tanto verbal como não-verbal. A pessoa como um todo deve estar direcionada e envolvida na experiência da adoração. Podemos notar que no Antigo Testamento, a adoração envolve intimamente os cinco sentidos: visão, audição, toque, cheiro e gosto.
   A Igreja é algo cansativo para você? Qual você acha que pode ser a razão?
Invista algum tempo em oração pedindo a Deus que te mostre como se tornar um verdadeiro adorador.